Os apaixonados por motos já podem admirar a nova criação da Yamaha. A empresa divulgou na última quarta-feira (22), o visual do modelo XSR 700. Com toques retrô, a moto tem como base a MT-7. Sua venda acontecerá apenas na Europa, a partir de novembro.
Com motor de 2 cilindros e 74,8 cv, a moto traz algumas diferenças em relação ao modelo antecessor. A principal delas está no visual. O farol ganhou contornos arredondados. O assento e tanque também estão diferentes. O motivo? Tudo para dar um toque clássico.
Conceito do MT-07 e homenagem a clássicos
A versão retrô da XSR700 é uma “experiência” para quem imagina a MT-07 no estilo vintage. O conceito utilizado pelos japoneses homenageia a herança das motos clássicas da Yamaha. Isso começa nas modificações estéticas.
O visual foi adaptado para parecer clássico. Essa tem sido uma tendência da Yamaha nos últimos anos. O tom da XSR 700 remete aos anos 1970, com o XS 650.
Europeus aprovam tom retrô da Yamaha
Apesar de prezar pelo toque clássico na XSR700, a empresa não se esquece do moderno. Esse equilíbrio tem agradado o público europeu. A imprensa especializada no setor tem sido unânime e não faltam elogios a nova moto da Yamaha.
Os europeus serão os primeiros a poder adquirir a moto. A comercialização por lá deve começar em novembro. Em relação ao mercado asiático e americano, a Yamaha não comentou sobre quando a XSR700 será vendida.
Semelhanças com modelo antecessor
A XSR700 tem o mesmo motor e refrigeração líquida do MT07. O tanque é de alumínio, mas com toques retrô. A mesma lógica é utilizada no assento de couro e lanternas. A moto ganhou ainda um novo contador e possui freio ABS, motor de 689 cc e pesa 186 kg.
Segmento da sport heritage
Conforme já foi dito, a Yamaha tem a tradição de homenagear as lendárias motos fabricadas por ela. A XSR700 é a primeira dessa nova linha. Conhecida como “sport heritage”, o modelo foi desenvolvido pelo construtor Shinya Kimura.
Construtor lendário da companhia, Kimura foi o responsável por criar a identidade da XSR700. O cuidado desse ícone reflete também na preocupação da Yamaha em disponibilizar acessórios para os fãs equiparem a moto do jeito que desejarem.
Sem previsão de chegada ao Brasil
Enquanto os europeus têm a sorte de terem sido escolhidos o primeiro público para o XSR700, o mesmo não pode ser dito dos brasileiros. A Yamaha não deu previsão de quando e se a moto será comercializada no país.
Uma notícia ruim para os colecionadores e amantes de motos no Brasil. Até porque reviver um clássico é uma oportunidade rara no mercado. Mas se depender da Yamaha essa tendência ficará por um bom tempo.
A nós resta apenas poder desfrutar da MT-07 (comercializada na faixa de R$ 28 mil) e imaginá-la retrô. Somente assim os motoqueiros poderão estar mais perto da XSR700. Uma pena para quem realmente admira as motos clássicas.