Considerada uma verdadeira lenda quando o assunto é moto, a Kawasaki Ninja é simplesmente uma das melhores famílias de motos que já foram produzidas na história da indústria das duas rodas.
E esse importante modelo acabou de atingir a importante marca dos 30 anos de história, o que nos levou a lembrar de toda a trajetória vitoriosa da Ninja. Vamos relembrá-la juntos?
Quando apareceu no filme de sucesso do ano de 1984 chamado Top Gun – Ases Indomáveis, a GPZ900R ainda não era uma referência no mercado das motos esportivas, mas o sucesso não demorou a chegar.
O nome Ninja surgiu por causa de um seriado japonês de sucesso da época, e inspirou o diretor de marketing da Kawasaki nos Estados Unidos, chamado Mike Vaughan, a alterar o que seria inscrito na carenagem do modelo.
Desde então, a Kawasaki Ninja virou uma espécie de referência dentro do mercado de motos esportivas do mundo todo, sendo lembrada como uma moto que todas as outras querem ser também.
Várias foram as gerações e os modelos que passaram a compor a chamada “família” Ninja, e muitas foram as inovações que surgiram graças a esses muitos modelos lançados nesses 30 anos de história.
A ZX-7R, por exemplo, trouxe a inovação de contar com o conjunto de dois tubos instalados acima do tanque de combustível, cruzando a mesa de direção alimentando a caixa de ar da moto.
Além disso, esse modelo, que foi a última Ninja lançada pela Kawasaki na década de 1980, foi também o primeiro a trazer pinças de quatro pistões em seus freios.
Já a ZX-11R ganhou a alcunha, quando de seu lançamento, no início da década de 1990, de moto mais veloz do mundo, mantendo essa fama por mais de cinco anos, quando foi superada por um modelo da rival Honda.
Dentre os clássicos na trajetória de 30 de história da Ninja, há espaço para a ZX-12R, que foi produzida entre 2000 e 2006, e que é uma moto realmente imponente e rápida, e que acabou por se tornar a moto mais veloz do mundo em seu tempo.
Esse modelo conseguiu ultrapassar a barreira dos 300 km/h, o que ainda hoje é um feito e tanto para a maior parte das motos esportivas. E tudo graças ao seu motor tetracilíndrico em linha de 1.199 cm³ que conseguia produzir uma potência de 161,2 cavalos.
Outro clássico, só que mais recentemente lançado, foi a ZX-10R, que é uma superesportiva de alta tecnologia que consegue atingir velocidades impressionantes e oferece o que há de melhor em tecnologia.