A Zontes aproveitou a mais recente edição do EICMA (salão de motos na Itália) um novo modelo de moto que deve ser lançado no mercado tendo como principal objetivo competir com a Honda CB 500X. Trata-se da 500 T, uma aventureira média monocilíndrica, prevista para chegar oficialmente no mercado a partir do próximo ano.
Em um primeiro momento, a montadora confirmou que vai lançar a moto em duas versões: uma com rodas de liga leve e outra com rodas raiadas para melhor desempenho off-road. Já em relação ao conjunto mecânico, a moto oferecerá um motor monocilíndrico de 498 cm3 arrefecido a líquido e com injeção eletrônica de combustível.
A potência foi equivalente a cerca de 51 cavalos de potência e 5,1 kgfm de torque, o que deixa ela um pouco mais potente do que algumas concorrentes diretas. Ainda de acordo com os dados oficiais que foram divulgados pela montadora, a velocidade máxima deve ser de 180 km/h.
Em termos de design e estrutura, a moto segue a receita que pode ser encontrada em outros modelos do mesmo segmento, incluindo carroceria angular, um para-brisa alto e barras de proteção padrão nas laterais para proteger o motor e a carroceria em caso de capotamento. Destaque também para o bico na parte da frente da moto.
A 500 T traz roda dianteira de 19 polegadas e uma roda traseira de 17 polegadas raiadas com pneus de uso misto na versão mais radical, enquanto a versão voltada para o asfalto recebe rodas de 17 polegadas na frente e atrás. A suspensão consiste em um garfo dianteiro invertido e um monoshock montado no meio do quadro, enquanto as tarefas de frenagem são realizadas por discos dianteiros duplos e um único disco traseiro.
Por enquanto, a moto ainda não tem uma data específica para lançamento, e não está confirmada ainda para o mercado brasileiro.