No mercado nacional de motocicletas, uma disputa entre dois gigantes está para ficar ainda mais acirrada. Esses dois gigantes são a Honda e a Yamaha, duas fabricantes japonesas que praticamente dominam o mercado nacional.
Com o domínio da Honda no segmento conhecido como trail de pequena cilindrada garantido pela ótima NXR Bros, a Yamaha se viu obrigada a correr contra o tempo para desenvolver um modelo que pudesse fazer frente ao modelo da montadora rival.
E o resultado desse esforço da Yamaha é a XTZ 150, um modelo que a montadora japonesa tem a intenção de lançar para o consumidor brasileiro já no inicio de fevereiro.
A Yamaha não divulgou muitas informações sobre o novo modelo, mas segundo algumas publicações da imprensa especializada, a XTZ 150 terá um motor flex com injeção eletrônica muito parecido com o que já é utilizado pela Fazer 150.
A montadora não divulgou muitas imagens sobre a nova moto, apenas uma, onde aparece muito pouco e não dá para se ter uma ideia clara de como será o seu design.
O motor da XTZ 150 será um Blueflex de 2ª geração SOHC (do inglês Single Over Head Camshaft). Esse motor, assim como na Fazer 150, será de 4 tempos, com um moderno sistema de injeção eletrônica. O motor possui um mapeamento aperfeiçoado para qualquer percentual, tanto de etanol quanto de gasolina.
Segundo algumas publicações especializadas puderam apurar, a Yamaha XTZ 150 virá equipada com um painel digital muito semelhante ao que equipa a Fazer 150, que possui um indicador de marcha.
Uma das inovações importantes que a Yamaha preparou para a XTZ 150 refere-se ao conforto, tanto de piloto quanto de passageiro. Essa inovação é o banco em dois níveis, que não é comum em motos desse segmento.
A XTZ 150 também apresenta uma preocupação com a segurança, e para isso ela conta com sistema de freio a disco na roda dianteira.
Ainda na linha do conforto e da comodidade, a XTZ 150 possui um sistema de partida elétrica e um suporte para bagageiro na parte traseira. Muito do que se sabe da existência desse novo modelo da Yamaha se deve aos flagrantes que foram feitos no ano passado, quando se viu um modelo da suposta XTZ 150 circulando no Brasil.
Apesar das poucas informações oficiais, pode-se ter certeza de que a nova moto da Yamaha tem tudo para trazer um design totalmente renovado, tudo para competir com o modelo de sua maior rival Honda.