A moto Yamaha R3, que é considerada como a mais vendida dentro do seu segmento, vai ganhar uma versão especial, chamada de Yamaha YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a edição especial terá como base de inspiração as corridas.

Yamaha terá R3 série especial inspirada nas corridas

O modelo foi criado para celebrar os 60 anos da marca em competições de corrida internacionais. A primeira vez que a marca competiu oficialmente em uma corrida de motos foi no ano de 1961, no GP da França. Desde então, de acordo com os números que foram divulgados pela marca, conquistou mais de 500 vitórias.

O modelo se destaca pela pintura branca com faixas vermelhas, com nas motos de competição da marca no passado. Ainda tem detalhes dourados nas rodas, nos garfos e nos emblemas da Yamaha. Os manetes são pretos e há um emblema comemorativo especial na tampa da caixa de ar.

Volkswagen promete apresentar nova Amarok 2023 em 7 de julho

Além destas mudanças pontuais no visual da moto, o conjunto mecânico segue basicamente o mesmo da moto que foi utilizada como base. Ele conta com motor bicilíndrico paralelo de 321 cm³, com arrefecimento a líquido e comando duplo de válvulas com acionamento no cabeçote. Com isso ele é capaz de entregar 42 cv de potência a 10.750 rpm e 3,02 kgfm de torque a 9.000 rpm. O câmbio tem seis velocidades.

Ainda falando das características técnicas da moto, o modelo tem um peso em ordem de marcha declarado de 171 kg. Na dianteira, a suspensão usa garfo telescópico invertido com 130 mm de curso, enquanto o amortecedor único na traseira tem 125 mm de curso. Para parar a moto, utiliza-se um freio a disco na dianteira de 298 mm de diâmetro com pinça de 2 pistões e outro na traseira de 220 mm com pinça de pistão único.

A edição especial está sendo vendida por R$ 30.890, mais o valor do frete.