Considerada uma das fabricantes de motos mais importantes do mundo inteiro, a japonesa Yamaha é sempre muito aguardada sempre que um lançamento seu é planejado e anunciado.
Pois a fabricante decidiu aproveitar a realização de uma importante feira da indústria de motocicletas dos Estados Unidos, a AIMExpo 2014, que está ocorrendo em Orlando, na Flórida, para apresentar a nova esportiva compacta YZF-R3.
Com isso, a Yamaha consegue chamar toda a atenção da mídia especializada para o seu importante lançamento, e de quebra, abre as portas para o sucesso de seu novo modelo dentro do importante mercado dos Estados Unidos.
Detalhes
Esta moto esportiva compacta da Yamaha tem como base o modelo YZF-R25, que é voltado para o mercado asiático, sendo conhecida apenas por R25 na Indonésia e que tem em seu desempenho um de seus pontos mais altos.
No entanto, a Yamaha YZF-R3 que foi apresentada nos Estados Unidos é um pouco mais potente, já que seu motor de 2 cilindros apresenta 321 cm³ frente aos 249 cm³ da YZF-R25 asiática.
Além disto, a moto apresentada nos Estados Unidos também conta com DOHC, além de refrigeração líquida, injeção eletrônica e uma potência informada pela Yamaha de 42 cavalos e um torque 2,96 kgfm.
Leve
Outra característica que chama a atenção para a Yamaha YZF-R3 é o seu peso, já que, segundo informações oficiais divulgadas pela Yamaha, ele pesa apenas 169 kg, o que a torna uma moto esportiva compacta e leve.
E a fabricante afirma que para melhorar a pilotagem todo o peso da moto foi distribuído de modo extremamente equilibrado, sendo que 50% estão na parte dianteira e os outros 50% estão na parte traseira.
O preço e as expectativas
A Yamaha deposita muitas fichas na YZF-R3 que foi apresentada nos Estados Unidos, sendo que muito destas expectativas tem a ver com o seu preço atraente, que deverá ser de 4.990 dólares.
O modelo, que deverá chegar ao mercado estadunidense a partir de 2015, está envolto em expectativas, e a fabricante japonesa estima que ele figure rapidamente entre os modelos mais vendidos de seu segmento.
Com isso, a Yamaha dá mais um passo importante para se consolidar como uma das fabricantes de motocicletas mais importantes do mundo na atualidade, especialmente em um dos mercados mais concorridos e importantes, o mercado dos Estados Unidos.
Para o mercado brasileiro, no entanto, não há qualquer expectativa de que a moto seja lançada, ao menos não antes do final do ano que vem.