A Yamaha levou uma grande quantidade de novidades para o Salão de Tóquio neste ano, sendo que muitas delas apostaram em questões tecnológicas para conseguir se destacar. Um dos principais lançamentos da empresa para a mostra foi uma moto de lata cilindrada que aposta em novidades tecnológicas para um modelo que conta com 3 rodas e que oferece alta cilindrada.
A Yamaha afirma que será a primeira vez que essa tecnologia será empregada em um modelo de moto comercial, uma vez que antes a utilização da mesma ficava apenas concentrada modelos de scooters. Apesar da Niken ter sido o centro das atenções da empresa no Salão, mais informações referentes a este lançamento devem ser divulgadas apenas no Salão de Milão, marcado para acontecer no mês que vem.
Diferentemente do que pode parecer, pelo menos a primeira vista, a Niken é classificada como uma moto, não se enquadrando na categoria de triciclos. Alguns detalhes acabam deixando essa diferença muito nítida, tais como a proximidade das duas rodas que ficam na frente, bem como o fato de ambas se inclinarem nas curvas, como nas motos convencionais de duas rodas.
A Yamaha confirmou também que conseguiu instalar neste modelo uma nova opção de tecnologia em relação a segurança oferecida. Basicamente a empresa afirma que a moto consegue oferecer mais estabilidade quando ela está fazendo curvas, especialmente quando comparada com modelos de motos que se utilizam apenas de duas rodas.
A Niken, quando começar a ser vendida comercialmente, deverá ter um motor de 3 cilindros em linha de alta cilindrada. Muito provavelmente o motor deverá ser o mesmo da Naked MT-09, mas as informações técnicas serão confirmadas apenas durante o Salão de Milão. Em relação ao seu tamanho, a moto deve ter 2.150 mm de comprimento, 885 mm de largura e 1.250 mm de altura.