A Honda apresentou nesta semana a linha 2022 do Zuma 125, um modelo de moto que mistura a praticidade de um scooter com elementos que deixam a moto um pouco mais robusta, que permite que a moto possa ser utilizada em trilhas mais leves, por exemplo. Com isso, a Yamaha lança no mercado um concorrente do ADV, da Honda.
O Zuma conta com carenagens mais agressivas e sem pintura, o que ajuda a evitar os riscos nas porções inferiores da carroceria. Na parte da frente, a moto conta com um paralama dianteiro também é mais alto em relação à roda, o que ajuda a evitar o acúmulo de lama. As rodas de liga leve, de 12 polegadas, são acompanhadas por pneus mais agressivos.
A nova moto da Yamaha conta com 127 kg em ordem de marcha, o que deixa ela um pouco mais pesada do que a sua principal concorrente. Por enquanto a montadora ainda não divulgou os dados oficiais da potência, mas motor conta com 125 cv ³, 4 válvulas com comando variável e arrefecimento a líquido. A transmissão é automática do tipo CVT. De acordo com a marca, a novidade faz até 42 km/litro. Com um tanque de 6 litros, sua autonomia estimada supera os 240 km.
A suspensão da moto conta com um garfo telescópico na parte da frente com 81 mm de curso, já na parte de trás a moto conta com um amortecedor duplo com 79 mm de curso. As primeiras unidades da moto devem chegar nas concessionárias dos Estados Unidos em julho por US$ 3.699. Ainda não existe previsão de lançamento no Brasil.