A Yamaha está lançando no Brasil a nova Factor 125i na linha 2024. Este segue sendo considerado como o modelo de entrada da linha de utilitárias da empresa, sendo concorrente direta da Honda CG 160 Start, uma das motos mais vendidas do país. Mas, pelo menos no quesito preço, a Yamaha já chega em desvantagem, mais cara do que a sua correspondente da outra marca.

Yamaha lança nova Factor 125i 2024

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a moto chega com o preço sugerido de R$ 13.990, sem contar o frete. Já a Honda CG Start está sendo vendida pelo preço sugerido de R$ 13.280.

A moto da Yamaha não muda nada em comparação com sua linha anterior, nem mesmo nas opções de cores. Mesmo assim, ela segue sendo mais bem equipada do que a concorrente, tendo itens como rodas de liga leve, motor flex e freio a disco na dianteira, itens que a Honda não oferece na CG 160 de entrada. Além disso, ela resiste na categoria 125 que a Honda abandonou em fevereiro de 2019 com o fim da CG 125.

  • Yamaha lança nova Factor 125i 2024 - Foto 1
    Galeria: Foto 1 de 3
  • Yamaha lança nova Factor 125i 2024 - Foto 2
    Galeria: Foto 2 de 3
  • Yamaha lança nova Factor 125i 2024 - Foto 3
    Galeria: Foto 3 de 3

A estrutura física da moto conta com chassi tipo diamante. Ele é suportado por um garfo telescópico convencional na dianteira com 120 mm de curso e dois amortecedores na balança traseira com 92 mm de curso (111 mm na roda). As rodas são de liga leve com 18 polegadas de diâmetro, calçadas por pneus de medida 2,75-18 na frente e 90/90-18 atrás. Para os freios, a dianteira tem disco de 245 mm de diâmetro e a traseira usa tambor de 130 mm. Eles têm acionamento combinado.

Como não teve mudanças, o conjunto mecânico da moto também é o mesmo, incluindo o motor monocilíndrico de 125 cm3 flex alimentado por injeção eletrônica. Ele tem arrefecimento a ar, comando simples no cabeçote e 2 válvulas por cilindros. Ele é capaz de entregar até 11,1 cv de potência a 7.500 rpm usando etanol e 1,2 kgfm de torque a 6.000 rpm independente do combustível utilizado. O câmbio é mecânico de 5 marchas.