A Yamaha apresentou ao mercado nesta segunda-feira a MT-09, moto esportiva com motor de 3 cilindradas. E o slogan do lançamento é bastante chamativo, especialmente para aqueles que curtem um estilo mais bad-boy: “Nascida no lado escuro do Japão”. O motor deste lançamento é de 850 cc e já está sendo considerada uma das mais significativas inovações da marca nos últimos anos.

Yamaha lança MT-09

A Yamaha afirma que o lançamento representa um novo caminho na evolução das motos esportivas, além disso também está sendo responsável por reacender toda a energia que era encontrada nos primeiros lançamentos do modelo MT.

Novidades da MT-09

A montadora revela também que o motor que está sendo lançado na MT-09 foi produzido com base em um protótipo que já havia sido mostrado no Salão de Colônia no ano passado. O motor teve fortes inspirações tanto da família R1 quanto também da família M1, misturando elementos das motos de rua com as motos GP. A MT-09 trabalha forte um conceito chamado de “crossplane”, que proporciona uma entrega de energia mais linear na medida que os pistões trabalham com intervalos regulares entre si.

Com todas estas inovações sendo reunidas em uma mesma moto a Yahama promete um veículo mais ágil, mas ao mesmo tempo apresentando uma facilidade de controle característica das suas moto. A Yahama também projetou uma moto mais leve do que o normal, com um quadro compacto mais fácil de manusear.

Yamaha lança MT-09

Uma outra novidade que foi apresentada é a transmissão que foi desenvolvida especialmente para este modelo de motocicleta. Ela garante uma comunicação mais rápida e eficiente com o motor, sendo que os motociclistas poderão perceber uma nítida diferença na aceleração instantânea e também uma nova experiência de condução esportiva.

Foco na suspensão

Para garantir o desempenho prometido com este novo motor, a Yahama também está destacando o desenho do garfo, que concede a moto mais resistência à flexão, com um amortecimento mais macio e também com a chamada ação progressiva. O novo garfo da MT-09 também pode ser ajustado de acordo com o comprimento.

Na parte de trás a Yahama instalou um sistema Monocross na suspensão, que permite que o veículo tenha mais facilidade na hora de centralizar o peso e reduzir os desgastes do uso.

Design “escuro”

Um dos motes para este novo conceito da MT-09 foi a personalidade que a moto deveria passar, justamente para marcar todas estas inovações apresentadas pela Yahama sob duas rodas. O design acabou sendo inspirado nas sub-culturas que existem no Japão, por isso o slogan de lançamento acabou fazendo referência ao “lado escuro do Japão”. 

Galeria de Imagens 

  • Yamaha lança MT-09 - Foto 1
    Yamaha lança MT-09 - Foto 1
  • Yamaha lança MT-09 - Foto 2
    Yamaha lança MT-09 - Foto 2
  • Yamaha lança MT-09 - Foto 3
    Yamaha lança MT-09 - Foto 3
  • Yamaha lança MT-09 - Foto 4
    Yamaha lança MT-09 - Foto 4
  • Yamaha lança MT-09 - Foto 5
    Yamaha lança MT-09 - Foto 5
  • Yamaha lança MT-09 - Foto 6
    Yamaha lança MT-09 - Foto 6
  • Yamaha lança MT-09 - Foto 7
    Yamaha lança MT-09 - Foto 7