A Yamaha revelou nesta semana a sua moto R1 Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR) Pro 25th Anniversary Edition, um nome grande para a comemoração dos 25 anos de lançamento do modelo R1. A moto teve uma produção bastante limitada, com um total de 25 unidades sendo feitas, e com isso ela já está praticamente esgotada antes do lançamento oficial.
Na apresentação, a Yamaha afirmou que essa é "uma máquina construída com uma especificação tão próxima quanto possível de uma superbike de corrida". Para diferenciar este modelo das motos convencionais, a montadora adicionou itens como garfo Öhlins FGR400 na dianteira, juntamente com um amortecedor TTX na traseira. Há também um amortecedor de direção lateral Öhlins.
A edição especial conta ainda com freios Brembo e subchassi traseiro de fibra de carbono. Outros destaques da moto também são um tanque de combustível modificado com um centro de gravidade mais baixo, uma unidade de controle do motor (ECU) Magneti Marelli, uma balança traseira desenvolvida apenas para o campeonato World Superbike (WSBK) e, é claro, carenagens de fibra de carbono em todos os lugares para dar resistência, leveza e desempenho aerodinâmico ideal.
O modelo especial teve seu próprio módulo do Sistema Eletrônico GYTR Pro (GPES), concentrando todos os auxílios eletrônicos que a moto oferece ao piloto. Dentre os sistemas da moto estão os controles de empinada, de arrancada, gerenciamento de freio motor, controle de tração, dentre outros.
Outra mudança é a instalação de um radiador que é feito à mão. A montadora promete montar cada uma das 25 unidades de forma exclusiva, com o trabalho manual dos técnicos de cada uma das 25 lojas GYTR Pro atualmente localizadas em toda a Europa.
O valor anunciado para este modelo é de 159.000 euros, o que acaba deixando a moto próxima dos R$ 834 mil na conversão direta. Mesmo com todas as unidades vendidas, a Yamaha liberou uma lista de inscrição para os interessados em possíveis novas unidades.