A Yamaha divulgou essa semana o lançamento de mais uma novidade no mercado brasileiro. Trata-se de nova Lander 250, segunda geração da moto que agora chega com uma série de novidades interessantes. Além de uma atualização geral no design, a moto também agora passa a ser ABS de série.
A medida já deixa a moto pronta para atender as demandas da legislação brasileira, uma vez que a partir deste ano todas as motos novas vendidas no Brasil precisam ter um sistema de freios ABS ou CBS.
Em relação as alterações que foram feitas no design, o modelo está perdendo a aparência que tinha anteriormente, com um aspecto mais trilheiro, e conseguiu ficar muito mais moderno.
Em relação ao novo sistema de freios da moto, agora ela conta apenas com o ABS na roda dianteira. Isso acaba fazendo com que a moto continue competindo em pé de igualdade com as motos da mesma categoria, mas isso também acaba deixando a moto um pouco atrás em relação a segurança. Sua principal rival, a Honda XRE 300, é mais cara (R$ 18.200), mas tem ABS nas duas rodas.
De acordo com a Yamaha, a Lander 250 segue sendo oferecida com o mesmo motor 249,5 cc com 20,9 cavalos de potência e 2,1 kgfm de torque. O câmbio tem 5 marchas.
Com este lançamento, a Yamaha confirmou também que esta tirando de linha a Ténéré 250, que era a outra integrante da família on/off road de 250 cc da Yamaha.