A Yamaha do Brasil revelou nesta semana que vai aportar um montante de R$ 520 milhões que devem ser destinados ao mercado nacional. De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, o dinheiro deverá ser aplicado no período que compreende entre os anos de 2023 e 2025.
A maior parte dos investimentos, cerca de 80% dos investimentos, será direcionado para a otimização da fábrica da montadora que está instalada em Manaus, especialmente em ações que permitam com que exista uma redução das emissões de carbono. Além disso, este dinheiro também deve ser utilizado para otimização e ampliação da capacidade produtiva da planta.
Estes investimentos também devem ser utilizados para consolidar algumas mudanças que já foram feitas nas questões administrativas internas do funcionamento da empresa no Brasil. No final do ano passado, a Yamaha anunciou a mudança de endereço da sede do grupo de Guarulhos (SP), onde esteve por 52 anos, para a capital paulista.
A nova sede administrativa será localizada no bairro Cidade Jardim. O centro logístico e a área de desenvolvimento de produtos seguirão para o município de Jandira, na Grande São Paulo, com acesso rápido ao recebimento e embarque de materiais para a fábrica de Manaus, aprimorando a distribuição de peças e acessórios à rede de concessionárias. A transição de suas sedes ocorrerá ao longo de 2023, com investimentos que superam R$ 40 milhões.
O presidente o Grupo Yamaha do Brasil, Osamu Kobayashi, falou recentemente sobre a forma como a empresa vêm atuando no mercado nacional nos últimos anos. Ele afirma que foi um período complexo que acelerou uma série de planos e fez com que a empresa tivesse que de adaptar para “incertezas”.
Mas o executivo também afirma que a empresa conseguiu se manter aberta para novas tendencias e conseguiu atender as demandas de um mercado brasileiro em plena expansão, mesmo diante de todos os acontecimentos dos últimos anos.