A Yamaha está celebrando uma marca importante no mercado brasileiro. A montadora superou a marca das 5 milhões de motos fabricadas nacionalmente, contando a partir do momento que a empresa começou a operar no Brasil, em 1970. De acordo com o comunicado que foi feito pela empresa, o número foi superado no último dia 14 de outubro.
Apesar de ter começado a funcionar no país no ano de 1970, em uma primeira fase a Yamaha se apenas importava seus modelos de motos vindas do Japão. As primeiras que chegaram por aqui eram de dois tempos, como FT 50 Mini Enduro e a R5 350. As motos começaram a ter um bom volume de vendas, o que acabou pavimentando o caminho para o começo da fabricação nacional, que aconteceu somente no ano de 1974.
O primeiro modelo que foi oficialmente fabricado pela Yamaha no Brasil foi a RD 50, que acabou ganhando a apelido de “Cinquentinha”. Já a no ano de 1985 aconteceu a primeira grande expansão da produção da montadora no mercado brasileiro, com a inauguração da fábrica em Manaus no ano de 1985. O local acabou se tornando o principal centro de produção da Yamaha.
“A Yamaha celebra, com orgulho, a produção de cinco milhões de motocicletas, marco que reafirma nosso compromisso em atender as expectativas de milhões de consumidores, oferecendo qualidade e mostrando a dedicação da marca a todos que têm paixão pela vida e por aventuras. O feito também reflete nosso foco constante em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social”, destacou Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil.
O modelo que acabou entrando para a história com essa marca de 5 milhões de unidades produzidas no Brasil foi a Fazer 250, que acabou se consolidando como um dos modelos mais vendidos e produzidos da montadora no Brasil.