A Yamaha apresentou nesta semana a nova Scooter elétrica EMF, que será lançada neste primeiro momento no mercado de Taiwan. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o modelo acaba sendo o resultado da colaboração da marca com a Gogoro.
Um dos principais diferenciais deste modelo é o seu conjunto de baterias intercambiáveis. Este sistema de recarga é compatível com a rede de troca de baterias da empresa. Ou seja, o usuário pode ir até uma estação de troca de Gogoro para obter uma bateria completamente carregada.
O conjunto mecânico da scooter é formado por um motor 7,6 kW (10,3 cv). Com isso, ela pode acelerar de 0 a 50 km/h em menos de 3,5 segundos. Sua potência declarada é comparável com pequenas scooters a gasolina de até 125 cilindradas. O motor da scooter foi colocado em uma posição tradicional, e a transmissão final é feita através de uma correia.
O modelo ainda conta com uma grande quantidade de tecnologia embarcada. A moto chega com painel de instrumentos digital de ED, modos de potência selecionáveis, faróis de LED com projetor, chave presencial compatível com NFC, freios combinados e até mesmo um compartimento de armazenamento frontal.
A carroceria da moto foi construída se utilizando de um chassi tubular de aço equipado com garfos telescópicos padrão e amortecedores duplos na parte traseira. Enquanto isso, as rodas de liga leve de 10 polegadas são equipadas com freios a disco de 200 mm e 190 mm, à frente e atrás, respectivamente.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o preço de venda da moto em Taiwan será de US$ 3.611 (R$ 19.874). Por enquanto, ainda não existe previsão de venda da moto em outros mercados.