A Yamaha revelou recentemente o lançamento de duas novas versões da sua bicicleta elétrica da linha Booster: a e-bike Booster Easy e a Booster S-Pedelec. Por enquanto, os novos modelos estão sendo anunciados apenas para o exterior, sem previsão de lançamento no mercado brasileiro.
A Easy é vendida como uma bicicleta elétrica padrão que oferece uma velocidade máxima de 25 km por hora. Já a Booster é considerada como mais potente, sendo classificada como S-Pedelec e tem uma velocidade máxima de 45 km por hora. Isso significa, no entanto, que o Booster requer licença e registro para ser conduzido em vias públicas.
O modelo Easy é vendido com o motor elétrico PW S2, da própria montada, com 75 Nm de torque. Além de ser considerada como um motor mais potente, ele ainda é bem leve quando comparado com outros propulsores, pesando apenas 2,85 kg. A bicicleta conta ainda com uma bateria de 630 Wh, capaz de fornecer entre 70 e 120 km de autonomia com uma única carga, dependendo do nível de assistência e das condições de pilotagem.
A Booster conta com alguns diferenciais interessantes, como um quadro com design em forma de coleia feito todo em tubo inferior, o que deixa ela mais leve sem comprometer sua integridade. Em termos de tecnologia, a moto conta ainda com painel de instrumentos LCD compacto de 1,7 polegadas que informa ao motociclista dados pertinentes, como autonomia, velocidade, modo de assistência e distância percorrida.
O desenvolvimento dos modelos foi feito na Europa, portanto seguem todos os padrões previstos na legislação europeias para bicicletas elétricas. Mas a montadora ainda não confirmou oficialmente quais são os países que vão receber o lançamento e nem os valores.