A Yamaha apresentou nesta semana a nova MT-10 2022, que passou por uma série de mudanças, especialmente para seguir o que já tinha sido feito com outros modelos, como o MT-07 e MT-09. Um dos grandes desataques desta na linha da moto é o aumento de potência, que agora vai oferecer ao condutor 164 cv a 11.500 rom e 11,4 kgfm de torque a 9.000 rpm.
Outra novidade que também foi anunciada para a MT-10 2022 é um novo sistema de admissão com amplificação acústica e um escapamento de titânio que acabam dando uma nota musical do quatro em linha de 998 cm3 com virabrequim cross-plane ao mesmo tempo em que reduz as emissões. Os pistões agora são de alumínio forjado e os cilindros trazem novo revestimento. As bielas também foram reforçadas.
Na parte da frente, a moto conta com a suspensão e garfo da KYB invertido e totalmente ajustável. O modelo também conta com um sensor inercial de seis eixos derivado da Yamaha R1. Ela oferece de série controle de tração, controle de deslizamento, gerenciamento de freio motor e controle de empinada. O acelerador eletrônico mais refinado permite que os usuários escolham entre quatro modos de condução diferentes, enquanto um limitador de velocidade está lá para evitar problemas maiores.
Este modelo também será oferecido para o mercado brasileiro com um sistema de controle de cruzeiro, além de quickshifter bidirecional, freios Brembo, pneus Bridgestone S22 e embreagem de assistência deslizante, fazendo dela um modelo que encara tanto longas estradas quanto trechos rápidos e sinuosos. Para exibir as informações ao piloto, a moto conta com um painel de instrumentos digital com tela TFT de 4,2 polegadas.
Como parte do facelift que foi feito no modelo, chama a atenção a adoção das novas luzes diurnas de LED em conjunto aos principais, o que forma as sobrancelhas da moto. Com isso, a nova carroceria da moto fica muito mais próxima do que já tinha sido feito com o resto da família.
Por enquanto, a nova MT-10 2022 está marcada para ser lançada na Europa, sem previsão de lançamento no Brasil.