A Yamaha confirmou durante o Festival Interlagos o lançamento de uma nova moto para o mercado brasileiro, chamada de R15. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, o lançamento está inserido dentro do segmento de esportivas com foco em performance, mas possui um porte menor quando comparado com os outros modelos que já foram lançados por aqui.
A moto se encaixa no segmento de baixa cilindrada, uma vez que conta com um motor monocilíndrico de 155 cm3. Mesmo assim, a Yamaha confirma que a moto que apresenta desempenho e tecnologias que geralmente estão presentes nas motos mais potentes.
O propulsor utilizado na moto é o primeiro da categoria no Brasil a contar com arrefecimento por líquido refrigerante e radiador. Além disso, o modelo também conta com algumas novidades, como um comando de válvulas variável na admissão (VVA). De acordo com os dados oficiais que foram divulgados pela montadora, o conjunto mecânico entrega 18,8 cv de potência a 10.000 rpm e 1,5 kgfm de torque a 8.500 rpm.
A moto conta ainda com uma transmissão mecânica de 6 velocidades, e a embreagem conta com assistência deslizante, que atua de forma a ajudar a evitar o travamento da roda traseira em situações de reduções fortes de marcha.
Em relação a sua estrutura, a moto conta com 1.325 mm de entre-eixos, altura de 815 mm para o assento e peso em rodem de marcha de 141 kg. O tanque acomoda até 11 litros de combustível. Na ciclística, usa rodas de liga leve com 17” e suspensão traseira com balança monoamortecida de alumínio com curso de 97 mm. Na dianteira, já usa tubos de 41 mm diâmetro, os mesmos da Fazer 250 (FZ25), e seu curso é de 130 mm.
Em relação as tecnologias presentes, a moto terá de série faróis de LED e painel de instrumentos digital com fundo branco. No display estão conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha, indicador VVA, Shif Light e computador de bordo multifunções.
A nova R15 está prevista para começar a ser vendida a partir de novembro, com preço de R$ 18.999, sem contar o frete.