A Voxan, montadora francesa especializada em motocicletas, divulgou nesta semana uma série de imagens de uma versão de corrida especial da sua moto elétrica Wattman. A moto foi criada especialmente para conseguir estabelecer um novo recorde e se tornar a moto elétrica mais rápida do mundo.
Para tentar obter este feito, foi escalado o piloto Mas Biaggi, que foi duas vezes campeão mundial na categoria de 250 cc e três vezes vice-campeão nas principais classes de 500 cc e MotoGP. O recorde que a moto terá que quebrar para se tornar a mais rápida do mundo é de 327 quilômetros por hora.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a moto criada para o feito conta com um motor elétrico de 317 kW (425 cv) e uma bateria com capacidade de 15,9 kWh. Para aguentar o aquecimento que acaba sendo criado a partir da grande força que o motor precisa fazer para chegar a velocidade necessária tão rapidamente, o sistema de refrigeração conta com um tanque de gelo seco.
Uma outra característica polemica da moto é o fato dela não contar com freio dianteiro. Sobre isso, o diretor técnico da Voxan explica:
"Primeiro, é melhor aerodinamicamente em alta velocidade, mas também nas vastas planícies salgadas, leva um bom tempo para acelerar devido à superfície de baixa aderência, e temos muito espaço para desacelerar. Por último, mas o mais importante, a frenagem da roda dianteira em uma velocidade muito alta em um plano salino pode desequilibrar a motocicleta e causar uma queda. Não estamos usando pára-quedas, mas o piloto tem um freio nas rodas traseiras, que ele controla com o punho do guidão esquerdo, e também com o freio do motor controlado por uma pequena alavanca no punho do guidão direito".
O evento para tentativa da quebra do recorde seria feito este ano, mas devido a pandemia do coronavírus acabou sendo transferido para o ano de 2021, ainda sem data confirmada.