A tendência mundial para os próximos anos será a busca por alternativas aos veículos movidos a combustível fóssil, e uma das grandes apostas continua sendo a energia elétrica, que aparece com cada vez mais força nos carros, e até mesmo em caminhões.
Mas agora chegou a vez das motos, com o lançamento feito pela Victory, que acabou de trazer ao mercado a primeira moto elétrica de sua História, com motor capaz de entregar uma potência de 52 cv. Vamos ver mais!
Primeira moto elétrica da marca
Tradicional fabricante estadunidense de motocicletas, a Victory Motorcycles acaba de lançar no mercado mundial sua primeira moto elétrica, chamada de Empulse TT, que chega com um motor capaz de entregar 52 cv e um torque de 8,43 kgfm.
O modelo apresenta também um câmbio dotado de seis velocidades, que deverão lhe dar muita agilidade nas trocas e ajudar a distribuir a potência e a força da motocicleta.
Segundo dados oficiais divulgados pela Victory, a Empulse TT apresenta desempenho interessante, conseguindo atingir tranquilamente a velocidade máxima de 160 km/h (o que é considerado um desempenho satisfatório).
Para ser recarregada por completo, ainda segundo a fabricante, a Empulse TT necessita de pelo menos 4 horas, sendo que ela conta com uma bateria de íon-lítio para lhe dar “vida”.
Dois modos de condução
A Victory Empulse TT chega ao mercado dotada de dois modos de condução para que os condutores tenham totais condições de explorar ao máximo tudo que a moto oferece em todas as condições possíveis.
O primeiro modo de condução é o Eco, que visa, como o próprio nome sugere, economizar, enquanto que o segundo modo de condução é o Sport, que aponta para uma condução mais agressiva e esportiva.
A moto pesa cerca de 208 kg e conta com sistema de freios com disco duplo na roda dianteira e com disco simples na roda traseira, para garantir mais segurança.
Lançamento surpreendente
Muita gente da imprensa especializada estava de olho no mercado aguardando a chegada do modelo elétrico que a Harley-Davidson programa para lançar em breve, mas a Victory acabou surpreendendo.
Ninguém esperava que a Empulse TT chegasse antes do modelo da Harley-Davidson, mas o fato é que ela acabou chegando antes, e acabou “roubando” muito da atenção da mídia e dos consumidores.
O que motivou o lançamento da Victory a ser mais rápido do que o lançamento da Harley-Davidson foi a sua holding Polaris, que acabou de adquirir os ativos da Brammo Motorcycle, que é uma empresa estadunidense especializada em criar motocicletas elétricas.
Dentro do mercado dos Estados Unidos, a Victory Empulse TT deverá começar a ser vendida já no final deste ano, com preço definido em quase 20 mil dólares, o que dá algo em torno de 70 mil reais.
Este preço é considerado caro para os padrões de modelos convencionais do mesmo segmento, mas ainda assim, a Victory aposta que a Empulse TT deverá ser um sucesso. É ver para crer!