A Triumph revelou nesta semana uma série de informações relacionadas aos primeiros testes que foram feitas com a moto TE-1, modelo que vai se tornar a primeira motocicleta 100% elétrica vendida pela empresa. De acordo com a marca, os testes realmente acabaram superando as expectativas que a própria empresa tinha com o seu modelo.
A montadora divulgou as especificações técnicas da moto. A potência do motor será de 175cv e 11,1 kgf/m de torque, que chegam instantaneamente às rodas da moto. Nos testes em pista, a TE-1 foi de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Em relação a bateria e autonomia da TE-1, o modelo terá 160 km de alcance, com um sistema de carregamento que permite com que a moto vá de 0 a 100 km/h em cerca de 20 minutos. Mesmo sendo pouca autonomia quando comparada com modelos de carros, pode ser um bom começo em relação as opções disponíveis no mercado.
Foram feitos também testes de frenagem e controle de moto, com resultados, de acordo com a montadora, positivos. Este modelo oferecerá aos pilotos freios com um sistema de regeneração mais forte, o que pode ajudar a aumentar a autonomia da moto.
O modelo deve oferecer ainda sistema de controle de tração e controle de elevação de roda dianteira.
"Já vimos uma reação incrivelmente positiva de motociclistas do mundo todo ao protótipo TE-1. Muitas pessoas estão nos dizendo que, pela primeira vez, que estão considerando ter uma moto elétrica. Este é o primeiro passo em nossa jornada para o desenvolvimento de nossa abordagem futura à tecnologia de trem de força elétrico, e o protótipo TE-1 tem alcançado resultados incríveis em seu programa de testes intensivos", disse Steve Sargent, CPO da Triumph.
Vale ressaltar que esta não é a versão final da moto, que deve passar por algumas melhorias antes de chegar naquele modelo que efetivamente vai começar a ser vendido nas concessionárias. A moto ainda não tem data confirmada para ser lançada.