A marca de motos britânica Triumph anunciou revelou nesta semana dois novos modelos de motos: as Speed 400 e Scrambler 400. Ambos os modelos foram desenvolvidos em parceira com a marca indiana Bajaj Motorcycles e as duas contam também com semelhanças estruturais muito importantes, como o compartilhamento do mesmo motor TR monocilíndrico de 400 cm3.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelas duas montadoras sobre as suas novas motos, elas contam com o mesmo motor monocilíndrico de 398 cm3 de capacidade, já com arrefecimento a líquido. Ele é capaz de entregar 40 cv de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades.
Em relação ao design de ambas as motos, a montadora ressalta que as motos contam com um novo desenho híbrido de quadro de perímetro feito de aço tubular, juntamente com um subquadro traseiro aparafusado. A suspensão dianteira é composta por um garfo invertido com tubos de 43 mm que oferecem 140 mm de curso. A suspensão traseira consiste em um monoamortecedor de pré-carga ajustável com um reservatório externo.
Da duas, a mais barata será a Speed 400, que também será a moto de entrada da marca no Brasil. O modelo contará com freios ABS de fábrica, contando também com uma pinça radial de quatro pistões na frente com disco de freio de 300 mm, e rodas de liga leve de 17 polegadas de diâmetro.
A nova Speed conta ainda com acelerador eletrônico e controle de tração desligável. O painel de instrumentos da moto é formado por um velocímetro analógico com uma tela LCD integrada. O modelo também conta com uma porta de carregamento USB-C diretamente na tela.
A montadora já confirmou que a Speed 400 2024 será disponibilizada em três opções de cores: Carnival Red, Caspian Blue ou Phantom Black. O lançamento oficial está marcado para julho de 2023 na Índia. Por enquanto, ainda sem data definida para lançamento no Brasil.