A Triumph apresentou nesta semana o protótipo do que será a sua primeira moto elétrica e que será chamada de TE-1. De acordo com s informações que foram compartilhadas pela empresa, o modelo terá o motor que já tinha sido mostrado pela primeira vez no final de março de 2021.
A terceira fase do desenvolvimento a moto foi colaborativa, incorporando a cooperação da empresa com Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Limited e Warwick Manufacturing Group (WMG) na Universidade de Warwick. A WMG também recebeu financiamento financiamento do governo britânico dentro de um programa de incentivo ao desenvolvimento de veículos elétricos.
Cada uma das empresas envolvidas no projeto ficou responsável por uma etapa específica. A Triumph foi responsável pelo chassi, transmissão final (incluindo acionamento por correia de carbono), eletrônica, suspensão Öhlins, freios Brembo M50 e central eletrônica. Já a Williams Advanced Engineering trabalhou no desenvolvimento do conjunto de baterias, refrigeração, unidade de controle do veículo e peças de acabamento de carbono.
E a WMG foi responsável pela fase final de testes em simulação, uma vez que todas as outras partes da moto estavam preparadas. Estes testes mostraram que o projeto está no caminho certo de acordo com o cronograma pretendido pela equipe, incluindo metas de desempenho e durabilidade propostas pelo projeto.
Agora, o projeto está indo para a sua 4ª fase, que é justamente todos os testes que são feitos pelo veículo na vida real. Os preparativos já estão começando, mas tudo indica que os modelos vão começar a rodar somente a partir do 2º semestre. O modelo protótipo ainda deve receber carroceria e esquema de pintura finais.
"Durante a Fase 3, nos concentramos na construção da base física da primeira motocicleta elétrica Triumph. Estou satisfeito com o resultado da e com os esforços dos parceiros do em criar uma motocicleta que não só conta com o apelo do DNA da Triumph, mas também traz um novo e emocionante trem de força elétrico com muito potencial para o futuro", disse Steve Sargent, diretor de produto da Triumph.
Por enquanto, detalhes das tuas especificações técnicas ainda não foram liberados.