Um dos modelos mais emblemáticos dentro da categoria de motos esportivas está com seus dias contados. A Suzuki confirmou que vai deixar de produzir o modelo GSX1300R. A moto foi apresentada originalmente no ano de 1999. Durante suas duas décadas de vida teve apenas duas gerações, mas acabou realmente marcando gerações.

Suzuki tira de linha GSX 1300R Hayabusa

De acordo com a própria Suzuki, um dos principais motivos que levou à decisão de parar de produzir a moto foi o fato de que ela não atende aos padrões exigidos pela norma Euro 4. Mesmo atendendo aos padrões exigidos em outras praças, como é o caso dos Estados Unidos, a montadora decidiu tirar ela definitivamente de linha.

A GSX acabou chamando a atenção do mercado global pelo seu excelente desempenho, ficando acima da media na maioria dos mercados e deixando seus concorrentes comendo poeira. Antes de ter um limitador de velocidade instalado, fazendo com que o modelo chegasse a 299 km/h, ela podia atingir até a marca de 312 km/h.

No ano de 2008 a Suzuki apresentou a segunda geração da moto, e o motor passou de 1.299 cc de cilindrada para 1.340 cc. Já o torque passou ligeiramente dos 13,5 kgfm e a aceleração de 0 a 100 km/h ficou na marca dos 2,5 segundos, o que acabou se tornando um feito impressionante mesmo para os modelos de motos esportivas que eram encontrados na mesma época.

Suzuki tira de linha GSX 1300R Hayabusa

Outros detalhes que também chamavam bastante a atenção neste modelo era o nível de conforto que acaba sendo oferecido para o piloto, o que acabou tornando a moto uma escolha viável também para as viagens mais longas.

A GSX 1300R Hayabusa acabou fazendo tanto sucesso que a Suzuki chegou a lançar, no ano de 2003, um protótipo de um carro que recebeu basicamente o mesmo motor que era utilizado na moto, e que no automóvel entregava 175 cv de potência. O modelo, que parecia ser promissor, acabou ficando somente na sua fase conceitual e nunca chegou, de fato, e entrar na linha de produção.