A quantidade de scooters vendidas no Brasil está surpreendendo até mesmo profissionais que acompanham o mercado de motos com assiduidade. De acordo com as informações que constam no consolidado de vendas da Abraciclo, Associação dos Produtores de Motociclos do Brasil, o país aumentou em 46% nos emplacamentos deste tipo de moto.
Os dados são relativos ao primeiro semestre do ano de 2017, comparado com o mesmo período do ano de 2016. Os dados ainda se tornam ainda mais relevantes para o modelo quando comparamos com os números globais de venda de motos no Brasil, que acabou apresentando uma queda de 11%. Com isso, as scooters agora representam 6,4% de participação no mercado como um todo.
As explicações para este crescimento são variadas, sendo que o aumento nas vendas pode ser atestado especialmente nas grandes e médias cidades. Este tipo de moto acaba passando uma maior segurança para as pessoas, e isso faz com que especialmente as mulheres passassem a olhar para uma scooter de uma forma diferente. Este veículo acaba sendo uma opção interessante especialmente para aqueles que precisam vencer distancias médias e curtas.
Outro aspecto que tem sido levado em consideração na hora de comprar uma scooter é a facilidade de pilotagem que a moto apresenta, especialmente em virtude da transmissão automática tipo CVT. Ou seja, as pessoas não precisam se preocupar com a troca de marchas e também contam com alguns sistemas de segurança, tais como a assistência ABS ou CBS.
Outro ponto que tem chamado a atenção das pessoas que compram este tipo de veículo é a praticidade que ela oferece para o dia a dia, especialmente para quem precisa de um veículo para ir para um determinado curso ou até mesmo para o trabalho. Ele conta com espaço sob o banco, porta-trecos espalhados, etc. A segurança também é interessante, uma vez que a moto conta com um escudo frontal que ajuda a limitar os efeitos da chuva e a sujeira e o frio nos pés do condutor.
A própria imagem da scooter também acaba atraindo este novo público das grandes cidades, uma vez que não oferece qualquer tipo de agressividade.