O mercado e a indústria de bicicletas estão comemorando o excelente momento vivido ao longo do ano de 2018. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos representantes das fabricantes, o ano pode acabar sendo encerrado com a chegada na marca das 1 milhão de unidades fabricadas.
De uma forma geral, todas as fabricantes que atualmente estão instaladas e operam a partir do Polo Industrial de Manaus conseguiram manter uma tendência de crescimento que começou antes mesmo do começo deste ano. A melhora começou a ser sentida a partir de setembro de 2017.
Mesmo com a pequena queda que foi regirada no mês de julho, e que acabou sendo reflexo imediato da grande greve dos caminhoneiros, a indústria de moto conseguiu manter índices sólidos não apenas de recuperação, mais também de crescimento quando comparado com números anteriores.
Na comparação anual, a produção de motos cresceu 26,1%, somando 99,2 mil unidades; as vendas no atacado chegaram a 91,6 mil motos, alta de 31,6%; e 83,3 mil motos foram emplacadas, com avanço de 22,1%. Mesmo na comparação com setembro, os números são expressivos. A produção cresceu 23%, as vendas no atacado foram 19,5% maiores e os emplacamentos avançaram 12,5%.
De acordo com a Abraciclo, entidade que representa os fabricantes, todos os números que foram registrados até o momento acabam criando um cenário bastante otimista para o ano de 2019, especialmente em relação as vendas. E um dos principais motivos é a retomada da oferta de crédito para os consumidores, que poderão continuar adquirindo suas motos
No acumulado do ano, a produção de motos já apresenta um aumento de 19,9% quando comparado com o mesmo período do ano passado, somando 876,3 mil unidades até outubro, o setor está confiante em superar a meta prevista para 2018, de 11%. Tudo indica que a indústria vai conseguir superar a marca de 1 milhão de motos fabricadas até o final deste ano.