A Triumph apresentou ao mundo a nova geração da Speed Triple 1200 RS, entrando de cabeça nas disputas no segmento de supernakeds. A moto chega com o design completamente renovado e com mais potência e perda de peso quando comparada com a geração atual. Além disso, a moto também apresenta uma série de novidades tecnológicas para os pilotos.
O novo motor tricilíndrico não aproveita nenhuma peça do anterior, sendo considerado como um projeto novo. A montadora conseguiu fazer com que este propulsor atinja rotações mais altas, com melhorias nos fluxos dos gases. A moto conta ainda com um diâmetro alargado, passando de 79 mm para 90 mm.
Quando comparada com a geração atual, a moto ganhou 30 cv de potência, passando a ter 180 cv a 10.750 rpm. O modelo conta ainda com torque de 12,75 kgfm a 9.000 rpm, o que representa um aumento de 0,8 kgfm, ajudando principalmente nas rotações baixas e médias. Acompanha o conjunto uma transmissão de 6 marchas com sistema quick-shifter.
Em relação ao visual, o modelo segue mantendo os faróis duplos, mas agora conta com um desenho mais moderno. As DRLs foram posicionadas como se fossem “sobrancelhas” da moto. A iluminação é feita por um conjunto de LEDs, incluindo a lanterna traseira, que tem um formato que lembra o de um morcego.
O modelo traz ainda linha top da Öhlins (garfo dianteiro invertido NIX30 e monoamortecedor traseiro TTX36, ambos ajustáveis em pré-carga, retorno e compressão) e da Brembro (disco duplo de 320 mm na dianteira e disco simples de 270 mm na traseira) para suspensão e freios. Já no quesito tecnologia, a moto conta com uma chave presencial, 5 modos de condução, ABS com função curva, controle de tração ajustável, controle de empinada, dentre outros.
A moto está prevista para chegar em março nas lojas britânicas ao preço de 15.100 libras. A previsão de chegada no Brasil fica para o 2º semestre de 2021.