A Suzuki, tradicional montadora de motocicletas e automóveis japonesa, anunciou o lançamento de sua maior novidade mundial para o ano de 2014: a Nova V-Strom 1000.

Segundo o comunicado oficial da montadora, está confirmado que essa nova moto será comercializada no Brasil, o que é ótimo, pois pelo que se viu o modelo traz grandes avanços tecnológicos e de design.

Entre os avanços, estão o sistema de controle de tração e o sistema de freios a ABS, além de um motor potente V2, com moderno sistema de refrigeração liquida e injeção eletrônica. O motor produz até 100 cavalos vapor de potência e proporciona um torque de até 10,5 kgfm.

Nova Suzuki V-Strom 1000

De todas essas inovações, o fato de ser o primeiro modelo da montadora com sistema de tração confere a Nova Suzuki V-Strom 1000 um status diferente. Esse sistema impede que a roda traseira derrape em situações que exijam uma grande aceleração, o que reduz em muito os riscos de queda do piloto. Esse sistema chega com dois modos de operação, um mais agressivo e outro mais brando, além de dar ao piloto a opção de desligá-lo, caso não seja necessário.

A motocicleta traz também um câmbio de seis marchas com um moderno sistema de embreagem anti-deslizante, que atenua os efeitos do freio no motor, o que evita o travamento da roda traseira em situações de reduções bruscas de marchas.

A autonomia da Nova Suzuki V-Strom 1000 é maior do que a vista em modelos anteriores: o consumo médio atual é de cerca de 20,9 km/litro. Isso representa uma melhora considerável em relação ao número apresentado pelo modelo anterior, que era de consumo médio de 18 km/litro.

Suzuki V-Strom 1000

Apesar de estar mais econômica, a Nova Suzuki V-Strom 1000 teve uma redução no tamanho da capacidade do tanque de combustível, que antes era de 22 litros para os atuais 20 litros.

Uma ocorrência interessante alegrou os fãs de motocicletas: um modelo foi rastreado pela Receita Federal, que indicou que foi importado do Japão. O que isso representa? Isso pode representar que a montadora está fazendo testes para adaptar o modelo ao mercado brasileiro. Ao que tudo indica, ela será produzida na indústria de Manaus, a partir de junho desse ano, o que não acontece desde 2009 com esse modelo.

Os fanáticos por motocicletas agradecem!