A BMW confirmou que vai começar a produzir a sua moto mais vendida no Brasil, a R 1300 GS, em Manaus (AM), única linha de montagem mantida pela empresa fora da Alemanha. Mas as vendas dos modelos nacionais devem demorar um pouco mais para acontecer, somente no segundo trimestre deste ano.
O início desta produção está começando com um certo atraso, pelo menos de acordo com o cronograma que tinha sido previsto inicialmente pela montadora, que já queria que a produção tivesse iniciado em janeiro. Com isso, as vendas poderiam começar já em abril. Mas, de acordo com diretores empresa, problemas logísticos acabaram impedindo o começo das operações no primeiro mês do ano.
A nova moto produzida no Brasil terá um motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm.
O modelo conta ainda com a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
Globalmente o modelo pode ser encontrado com três opções diferentes de rodas, todas disponíveis com 19" na dianteira e 17"na traseira. Por enquanto, ainda não sabemos se todas essas opções estarão disponíveis para os brasileiros.
A moto conta com o painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW, já conhecido em outras motos da marca. Os pilotos também contam com uma tomada USB, uma tomada 12V, chave presencial e manoplas aquecidas dentre os itens e série.