A Prefeitura da cidade de São Paulo emitiu uma portaria, publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no último dia 17 de dezembro, que autoriza a circulação de motos acima de 500 cc nas pistas expressas das Marginais Tietê e Pinheiros aos finais de semana e também aos feriados. A medida entrou em vigor em caráter experimental, valendo até o dia 13 de junho.

Motos acima de 500 cc poderão circular nas marginais de São Paulo

A medida acaba tendo como principal objetivo avaliar o impacto de uma mudança, já que desde o ano de 2019 as motos de qualquer capacidade cúbica eram proibidas de rodas nas pistas expressas da Marginal Pinheiros e da Tietê. Agora, a mudança libera apenas para as motocicletas de mais de 500 cc, que podem circular nas vias. As regras não mudam para as motos menores.

A portaria cita ainda os trechos para os quais essa autorização terá validade:

Motos acima de 500 cc poderão circular nas marginais de São Paulo

- Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e até 300 metros antes da Ponte Fepasa;

- Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna: da saída da Rod. Pres. Castelo Branco até o acesso da Ponte Attílio Fontana (Rod. Anhanguera); da saída da Rod. Dos Bandeirantes até acesso da Ponte Pres. Dutra (saída para Rod. Fernão Dias).

- Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, entre Ponte Dep. Ricardo Izar (Tatuapé) até acesso à Rod. Dos Bandeirantes.

A autorização foi dada levando em consideração que existe uma redução significativa no fluxo de veículos na pista expressa da Marginal Tietê e Pinheiros. Além disso, a portaria, de acordo com o Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, “atende os desejos dos condutores de motocicletas se manterem na pista expressa para facilitar o acesso às principais rodovias da cidade”.

Fonte: Uol