A maioria dos motociclistas afirmam que a chuva acaba sendo a grande inimiga de quem fica completamente exposto sob duas rodas, mesmo nos dias mais quentes. Mas o inverno também traz suas dificuldades. Apesar de não ser uma estação com muitas chuvas, o problema realmente é o frio de algumas regiões. A média do país para este ano, de acordo com a previsão dos especialistas, é que a temperatura fique entre 10ºC e 20ºC. Mas os que moram mais ao sul do país enfrentarão temperaturas negativas dependendo da hora do dia.

Moto no inverno

Mas existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração antes de sair com a sua moto para a rua.

Roupas com várias camadas

Uma das principais preocupações de quem anda de moto no inverno realmente deve ser com as roupas. Além do tradicional, como as botas, a calça e a jaqueta, é fundamental que se tenha atenção também com a parte de baixo. E importante que a pessoa saia para a rua com várias camadas de roupa para não passar frio.

Aqueles que pilotam motos há mais tempo já sabem, mas aqueles que estão começando podem ainda não ter a noção da temperatura em cima de uma moto. Realmente é muito mais baixa, portanto quem vai pilotar e os passageiros não podem deixar de se vestir bem, nem mesmo nos dias que o frio não está tão forte. Além de uma gripe ou até mesmo doenças mais sérias que as pessoas podem ter por andar de moto no inverno com pouca roupa, especialistas alertam que pilotar tremendo de frio pode ser muito perigoso.

Acessórios

Não adianta e preocupar apenas com as roupas principais, como calças, jaquetas e roupa de baixo. É importante também apelar para alguns acessórios, como as luvas que devem ser mais grossas do que as utilizadas normalmente. Apesar de alguns motoristas dizerem que não conseguem pilotar bem com as luvas mais grossas, é muito melhor do que ficar com as mãos geladas e insensíveis.

Um outro acessório muito interessante que pode ser utilizado são as toucas que são colocadas por debaixo do capacete e que deixam apenas a região do olhos livre.

Cuidado com a moto

Durante os dias mais frios do ano não é apenas o corpo do motorista que sofre, mas também a moto acaba apresentando algumas mudanças de comportamento. A dica antes de sair de casa nestes dias é aquecer bem o motor. A dica é ligar e deixar o motor aquecendo de 3 a 5 minutos antes de sair.

Nestes dias de frio é importante também que a bateria esteja em boas condições, porque ela acaba sendo mais exigida para deixar os componentes e os fluidos na temperatura correta para o bom funcionamento.

Cuidados com a pista

Nos dias mais frios do ano, os pilotos também devem tomar mais cuidado e ter mais atenção no caminho. Geralmente a umidade do ar nas madrugadas frias acaba criando uma fina camada de gelo na pista, que pode deixar o caminho mais deslizante. O ideal é andar mais devagar, principalmente nas curvas, para não correr riscos.