A empresa Energica Motor Company revelou recentemente os detalhes do seu mais novo modelo de moto elétrica, chamado Experia, que será o primeiro modelo aventureiro da companhia. Uma das principais novidades é a construção da moto a partir de uma nova plataforma, incluindo a instalação de um motor elétrico diferente. A moto também conta com uma nova tecnologia de bateria mais leve e eficiente.

Moto elétrica italiana promete até 420 km de autonomia

Diversas alterações importantes na tecnologia da moto foram feitas para que ela consiga ganhar em termos de potência e autonomia. A Experia se utiliza de uma bateria de polímero de lítio que, segundo Energica, acaba dando mais densidade energética. A capacidade máxima da bateria é de 22,5 kWh totais, sendo 19,6 kWh úteis. Para referência, os novos Volvo XC60 e XC90 híbridos usam baterias de 18,8 kWh.

O tempo de carga da moto vai de 0% a 80% em 40 minutos se for utilizado um carregador rápido de corrente contínua, mas a Experia também é compatível com os carregadores mais lentos. A empresa afirma que a moto pode ser carregada em postos públicos, pois utiliza as mesmas entradas de recarga que um caro elétrico.

Moto elétrica italiana promete até 420 km de autonomia

Em termos de potência, a moto conta com 80 cv de potência nominal, com picos de 102 cv e torque de 11,5 kgfm e velocidade máxima será limitada em 180 km/h. Já a autonomia da moto promete ser um grande diferencial, podendo chegar a 420 km com uma carga de uso urbano.

Em relação a tecnologia oferecida, a moto será oferecida com 7 modos de condução diferentes: Eco, Urban, Rain, Ssporte, e três modos personalizáveis. A frenagem regenerativa apresenta quatro configurações: Alta, Média, Baixa e Desligada. Seis níveis de controle de tração são oferecidos, assim como o ABS atuante em curvas da Bosch. O controle de cruzeiro também vem de série.

O lançamento na Europa deve acontecer oficialmente nas próximas semanas, e a montadora ainda não divulgou o preço.