A empresa Energica Motor Company revelou recentemente os detalhes do seu mais novo modelo de moto elétrica, chamado Experia, que será o primeiro modelo aventureiro da companhia. Uma das principais novidades é a construção da moto a partir de uma nova plataforma, incluindo a instalação de um motor elétrico diferente. A moto também conta com uma nova tecnologia de bateria mais leve e eficiente.
Diversas alterações importantes na tecnologia da moto foram feitas para que ela consiga ganhar em termos de potência e autonomia. A Experia se utiliza de uma bateria de polímero de lítio que, segundo Energica, acaba dando mais densidade energética. A capacidade máxima da bateria é de 22,5 kWh totais, sendo 19,6 kWh úteis. Para referência, os novos Volvo XC60 e XC90 híbridos usam baterias de 18,8 kWh.
O tempo de carga da moto vai de 0% a 80% em 40 minutos se for utilizado um carregador rápido de corrente contínua, mas a Experia também é compatível com os carregadores mais lentos. A empresa afirma que a moto pode ser carregada em postos públicos, pois utiliza as mesmas entradas de recarga que um caro elétrico.
Em termos de potência, a moto conta com 80 cv de potência nominal, com picos de 102 cv e torque de 11,5 kgfm e velocidade máxima será limitada em 180 km/h. Já a autonomia da moto promete ser um grande diferencial, podendo chegar a 420 km com uma carga de uso urbano.
Em relação a tecnologia oferecida, a moto será oferecida com 7 modos de condução diferentes: Eco, Urban, Rain, Ssporte, e três modos personalizáveis. A frenagem regenerativa apresenta quatro configurações: Alta, Média, Baixa e Desligada. Seis níveis de controle de tração são oferecidos, assim como o ABS atuante em curvas da Bosch. O controle de cruzeiro também vem de série.
O lançamento na Europa deve acontecer oficialmente nas próximas semanas, e a montadora ainda não divulgou o preço.