A terceira maior fabricante de motos do mundo, a Bajaj, está oficialmente chegando ao mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas, a companhia deve começar as suas operações ao longo deste segundo semestre do ano, com os primeiros modelos sendo vendidos no mês de setembro.
Em um primeiro momento, as motos da indiana que serão vendidas no Brasil devem ser montadas na fábrica da Dafra que está instalada em Manaus (AM), através do sistema conhecido como CKD (Completely Knocked-Down), na qual as motos chegam por aqui através de kits desmontados.
“As primeiras unidades já estão nos navios a caminho do Brasil e queremos avançar as vendas na segunda quinzena de agosto ou no início de setembro”, prevê Waldyr Ferreira, diretor de operações da Bajaj do Brasil.
A estratégia da montadora por aqui deve ser um pouco diferente quando comparada a foi adotada em outros países da América Latina, como Argentina, México e Colômbia. Nestes outros locais, a companhia atua em parceria com representantes e importadores locais. Já no caso do Brasil, a companhia terá uma subsidiária própria.
Em relação aos modelos de motos que devem ser lançados por aqui, o executivo que comandará a subsidiária brasileira ainda prefere fazer suspense em relação ao mix completo. Mas alguns modelos foram citados, como a Pulsar N250 e a Dominar 400. Em relação aos preços, Waldyr Ferreira afirma que a estratégia é que a companhia consiga ter valores competitivos em relação aos concorrentes diretos.
Nas próximas semanas o trabalho de montagem da rede concessionária deve se intensificar. Neste primeiro momento as lojas devem se concentrar apenas na região Sudoeste, com as primeiras lojas sendo finalizadas no final de agosto na Grande São Paulo.