A indústria de motocicletas aqui no Brasil apresentou um mês de queda na produção durante o mês de maio. De acordo com o relatório que foi emitido pela Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo), a queda foi de 4,4% em comparação a produção do mês de abril. Foram 147.929 unidades feita durante o mês passado, enquanto que no mês de abril foram feitas 154.670.
Quando comparado com o mesmo mês do ano passado a queda foi ainda maior, cerca de 13%. O acumulado do ano também mostra um decréscimo. Os números de janeiro até maio deste ano revelam que a produção de motocicletas caiu 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Queda nas vendas
De acordo com o relatório, as vendas no atacado também mostraram uma queda de 6,1% em relação aos resultados que foram obtidos no mês de abril. Já no comparativo do mesmo mês do ano passado a redução foi menos acentuada, de apenas 1,1%. Já em relação as vendas do varejo os números mostram uma queda de 7,6% em comparação com o mês de abril deste ano.
Os representantes da entidade afirmam que os números ainda permanecem abaixo dos que foram registrados no ano de 2012, mas nos últimos meses a queda está sendo menos acentuada, o que pode indicar um sinal de reação do segmento. Um dos problemas apontados é a oferta de créditos para a compra de motos, que diminui bastante nos últimos meses devido a inadimplência.