A KTM confirmou nesta semana a chegada do modelo 890 Adventure no Brasil. Por aqui, a moto vai começar a ser vendida com outro nome: 890 R. A big trail da marca austríaca foi apresentada de forma global no ano passado, e demorou bastante para desembarcar nas concessionárias brasileiras. O preço inicial sugerido para venda é de R$ 139.900.
A mudança de nome no mercado brasileiro se deu em virtude da Fiat já ter os direitos do nome Adventure para a utilização em veículos vendidos no mercado brasileiro. Mas este novo nome escolhido também não é completamente estranho para a empresa, já que uma das versões da moto no mercado internacional também é chamado de “890 Adventure R”.
Em relação ao conjunto mecânico, a nova moto conta com o mesmo propulsor da esportiva sem carenagens 890 Duke, um bicilíndrico paralelo de 889 cm³. Na big trail ele é capaz de entregar 106 cv de potência e 10,1 kgfm de torque. Na moto aventureira, o propulsor tem uma maior taxa de compressão, válvulas de maior diâmetro, comando de válvulas específico, pistões mais leves e virabrequim retrabalhado.
O modelo chega acompanhado por uma transmissão de 6 marchas com quickshifter. Tanto o quadro como a balança traseira também são os mesmos da antiga 790 Adventure europeia. Os freios da moto têm disco duplo na dianteira de 320 mm de diâmetro e simples de 260 mm na traseira. A suspensão é toda fornecida pela WP, com garfo invertido na dianteira e 240 mm de curso. As rodas são raiadas com pneus com câmara na Adventure R. Na dianteira, tem 21 polegadas de diâmetro, enquanto a traseira tem 18 polegadas.
Uma das suas principais rivais no mercado brasileiro deve ser a BMW R 1250, cuja versão mais completa custa R$ 122.500.