Com a atenção que é tradicional em toda sua trajetória, a montadora Kawasaki percebeu que está em um mercado que apresenta demanda crescente por scooters, especializadas em uso em áreas urbanas ou em estradas. Por conta disso, a Kawasaki investiu em um lançamento: o modelo Kawasaki J300, que vem a ser o primeiro scooter da história da marca. Foram divulgadas, até agora, apenas algumas imagens referentes ao lançamento. A apresentação oficial está marcada para o Salão do Automóvel de Milão, a ser realizado ainda em novembro de 2013.
Mr. Fukuoto, o responsável por todo o desenvolvimento dos modelos da marca, declarou que o J, utilizado como a letra que dá nome ao modelo, é uma redução da palavra “Jyonetsu”, ou seja, ‘paixão’. Segundo esse designer, a Kawasaki trabalhou por um longo período no design da J300, de modo a conservar sua agressividade, mas também a criatividade que impera em toda peça que sai da linha de produção Kawasaki.
A J300 tem sua produção feita em parceria com a fornecedora Kymko, que garante a transmissão e o chassi desse scooter e que é uma grande fabricante de scooters de Taiwan – rival direta da marca SYM, fabricante do modelo Citycom, da Dafra. Com essa união, a Kawasaki demonstra que não entrou no jogo para perder e que seguirá o padrão vigente da indústria, que é o de pensar a scooter como um veículo adaptativo ao ambiente urbano, em termos de um bom transporte do dia a dia, para um indivíduo. Evidentemente, que isso é apenas uma ideia central, porque todo lançamento Kawasaki é certeza de estilo, beleza e praticidade.
Detalhes da Kawasaki J300
Há determinados detalhes, no corpo do J300, como recortes, linhas e ângulos, que fazem lembrar modelos de motos esportivas. É exatamente esse o caso dos faróis duplos e da lanterna traseira, em LED.
Seu motor, que apresenta 299 cilindradas, tem resfriamento a líquido e se desenvolve com uma potência de 28 cv e 7.750 rpm. Sua suspensão dianteira é elaborada sobre um garfo telescópico, e sua traseira carrega dois amortecedores dotados de ajuste pré-carga de molas. Sua roda da frente tem 14’’, com um pneu do tipo 120/80 e na parte traseira, sua roda tem 13’’, com um pneu tipo 150/70. Seus freios são a disco em ambas as rodas e acompanham pinças de pistões duplos, na parte dianteira. O ABS fica como item opcional de segurança. A J300 pesa 191 kg.
A Kawasaki garante que, muito em breve, haverá J300 pelas ruas do Brasil.