A montadora Kawasaki Heavy Industries , com sede no Japão, é uma fabricante de diversos equipamentos de transporte. Tornou-se conhecida, em nível mundial, por suas incríveis motocicletas, que, rapidamente, se tornaram líderes de mercado. Contudo, fabrica desde helicópteros, passando por aviões e até robôs para a indústria.
Toda essa expertise angariada pela empresa, fez com que seus engenheiros, programadores e pesquisadores estivessem com os olhos à frente, pensando sempre no que poderia ser inovador no mercado.
No Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão – cuja edição 2013 se realizará entre os dias 23 de novembro e 01 de dezembro – essa tradição será mantida; afinal, haverá uma apresentação do modelo que parece saído das páginas de alguma comic book ou de publicações de ficção científica.
Todo esse rebuliço foi criado pela chegada da Kawasaki J Three Wheeler EV, modelo absolutamente futurista, capaz de revolucionar qualquer ideia que uma pessoa possa ter sobre transporte em duas rodas, convencionalmente. Para se ter uma ideia, os fãs de cinema irão ficar particularmente empolgados, uma vez que essa moto, se parece muito com aquelas utilizadas nos filmes de ficção científica Tron: as light cycles.
Para início de conversa, essa novíssima Kawasaki J Three Wheeler EV é um modelo triciclo, como diz o próprio nome. Até aí, nada demais, não é mesmo? Ledo engano, pois duas dessas rodas se encontram na parte da frente do modelo, e não em sua traseira, como é de se esperar.
Além disso, vem sendo chamada de motocicleta mutante. E com razão, porque pode assumir várias formas. Isso mesmo, o modelo pode servir ao piloto no “Sport Mode” – o qual consiste em juntar as rodas frontais, como uma só e levando todo o corpo da motocicleta a se rebaixar, o que reduz seu centro de gravidade –, ou então no “Comfort Mode”, em trajetos mais leves, onde cada uma das rodas frontais, agora separada, pode ser controlada de maneira independente. O nome “Comfort”, ou “conforto”, se justifica aqui, pelo fato de que a pessoa fica mais confortavelmente instalada, para a condução da moto. Para frear, a Kawasaki também se revela bastante inspirada: faz uso de duas alavancas, que servem para fazer o melhor direcionamento do veículo.
Como não poderia deixar de ser, em uma criação tão avançada e de design não precioso, a Kawasaki J Three Wheeler EV é totalmente elétrica. Evidentemente, ainda falta um tempo até que se possa ver uma dessas pelas ruas, tratando-se ainda de um – belíssimo – protótipo da Kawasaki.