A Kawasaki quer levar as facilidades dos recursos oferecidos pelos sistemas de assistentes de voz para os pilotos de motocicletas. A empresa desenvolveu um recurso especialmente para quem anda pelas ruas sobre duas rodas, nos moldes de outros sistemas famosos, como Alexa, da Amazon, Siri, da Apple ou o Google Assistant. De acordo com as informações divulgadas pela montadora, o recurso está em estágio avançado e deve ser disponibilizado em breve.
O recurso deve ser um produto criado a partir dos estudos que estão sendo feitos pela montadora para colocar Inteligência artificial nas motos, que foram anunciados há cerca de quatro anos atrás.
O sistema de assistente de voz deve utilizar um smartphone como intermediário, para que acontece a comunicação entre o piloto e motocicleta. Além disso, o assistente também será baseado em recursos que estarão hospedados na nuvem. Sempre que for acionado, o assistente vai permitir que a motocicleta busque informações na internet, para devolver uma resposta ou sugestão para o piloto.
Dentre as possibilidades que devem ser oferecidas pelo assistente está saber qual a autonomia restante que sua moto tem antes de precisar colocar mais combustível, por exemplo. Além disso, os pilotos também poderão buscar algumas outras informações, como pesquisar padrões de clima e tráfego de um determinado trajeto.
A montadora afirmou que o sistema de Assistente de Voz está em fase final de testes, inclusive já sendo disponibilizado para um grupo de pilotos selecionados no Japão. Os sistemas, quando forem lançados, devem ser compatíveis com várias motocicletas Kawasaki que estão atualmente à venda.
Confira o vídeo de demonstração divulgado pela Kawasaki: