A Kawasaki anunciou esta semana o lançamento de uma série especial em comemoração aos 50 anos de lançamento da Série Z. O primeiro modelo de moto dentro dessa categoria da companhia era chamado de Z1 e chegou ao mercado oficialmente no ano de 1972, tendo se tornado um grande sucesso. Uma das características mais marcantes da moto era a sua pintura que ficou conhecida como “Fireball”.
A série especial será lançada para os modelos Z900, Z900RS, Z650 e Z650RS. No caso dos veículos da linha RS, a montadora criou um processo especial de pintura multicamadas para capturar as tonalidades profundas e também a textura brilhante da Z1 original. A pintura é muito parecida com aquela original, lançada junto com a Z900RS no ano de 2018.
Os modelos também serão vendidos com rodas douradas, o que também deixando o conjunto da moto ainda mais exclusivo. As motos também terão logotipos especiais criados em alusão ao 50º aniversário tanto no tanque também nas laterais do motor. Já as tampas laterais ganham também o emblema “Double Overhead Camshaft 900” em alusão ao comando duplo de válvulas e inspirado na Z1 original. Completando o design especial, a moto também conta com uma capa mais texturizada e de inspiração retrô.
Já as modelos Z900 e Z650 terão uma pintura chamada de Firecracker Red, também com grafismos em branco e preto do modelo icônico. Similar aos modelos RS 50th Anniversary, a dupla mais moderna também ganha emblemas comemorativos no tanque de combustível e no para-lamas, juntamente com um banco de couro.
Os modelos serão lançados primeiramente no Japão a partir do dia 1º de fevereiro de 2022. Na Europa, as edições especiais estão previstas para serem lançadas no segundo trimestre. Não existe previsão de lançamento dos modelos no mercado brasileiro.