Os contribuintes que possuem carros registrados no estado do Rio Grande do Sul poderão realizar o pagamento do IPVA 2019 até o dia 28 de dezembro aproveitando os descontos de 3%. Caso o motorista não realize o pagamento até essa data, ele deverá realizar o pagamento do valor integral parcelando em até 3X.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, o pagamento pode ser feito no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes). Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.
O licenciamento do veículo é composto por três itens: IPVA, seguro obrigatório DPVAT e taxa de expedição do documento. Somente após a quitação desses três valores e de eventuais multas vencidas o veículo estará licenciado para o exercício 2019 e será emitido o novo documento de licenciamento (CRLV).
Os motoristas que estiverem dentro dos prazos podem circular com o CRLV do ano passado.
Confira as datas finais para pagamento do IPVA 2019 RS, variando de acordo com o final da placa.
- 1º de abril - final 1
- 3 de abril - final 2
- 5 de abril - final 3
- 8 de abril - final 4
- 10 de abril - final 5
- 12 de abril - final 6
- 15 de abril - final 7
- 17 de abril - final 8
- 22 de abril - final 9
- 24 de abril - final 0
Confira as datas de licenciamento, também variando de acordo com o final da placa.
- 0 de abril - final 1, 2 e 3
- 31 de maio - final 4, 5 e 6
- 30 de junho - final 7 e 8
- 31 de julho - final 9 e 0