A Honda está desenvolvendo um nosso sistema tecnológico que terá como principal objetivo tentar antecipar possíveis quedas de moto. A tecnologia também vai permitir com que o piloto consiga se antecipar para outras situações de acidentes. De acordo com os dados que foram divulgados, ele poderá acionar os serviços de emergência de forma autônoma.

Honda trabalha em sistema que detecta quedas de moto

Não que este tipo de sistema seja uma completa novidade, uma vez que tanto o iPhone quanto o Apple Watch contam com um sistema de detecção de acidentes, sendo útil especialmente para aquelas pessoas que praticam esportes mais radicais e que acabam colocando o praticamente em áreas perigosas e mais distantes.

Algumas outras marcas também já contam com sistemas que se utilizam de sensores e o emparelhamento com smartphones que permitem a chamada para contatos ou serviços de emergência, sendo que geralmente os sensores utilizados nestas tecnologias são aqueles que podem ser encontrados nas motos de alta ou média cilindrada.

Mas esta tecnologia da Honda promete ser mais avançada do que outros. Seguindo a patente cuja imprensa internacional teve acesso, o sistema vai utilizar sensores da moto, do telefone e também mesmo do fone de ouvido Bluetooth no capacete, caso este estiver disponível. Estes três dispositivos serão utilizados para uma leitura mais correta do que está acontecendo.

Honda trabalha em sistema que detecta quedas de moto

As informações fornecidas pelos sensores podem fornecer dados importantes para as equipes de emergência, especialmente em relação a gravidade da queda ou do acidente de uma forma geral.

Será possível a identificação se houve uma queda através dos sensores de inclinação da moto. Depois, essas informações serão analisadas junto aos dados do fone de ouvido bluetooth do capacete, sendo que ambos os recursos podem verificar se o condutor está deitado no chão, incapaz de se mover ou se ele está conseguindo ficar de pé.

Em casos extremos em que a moto está no chão, o telefone não está se movendo e o dispositivo Bluetooth do capacete não está se mexendo, o sistema chamará os serviços de emergência.

Por enquanto, o sistema ainda não tem data prevista de lançamento.