A Honda anunciou nos últimos dias que a VFR 1200X Crosstourer terá seu modelo renovado para 2016.
Segundo a fabricante, em território brasileiro, o modelo sairá de linha junto com a CBR 250R que, no exterior, foi substituída pela CBR 300R.
O anúncio foi feito pela empresa japonesa, na última sexta-feira (23/10), e, a partir de agora, ambos os modelos que eram importados, continuarão em produção apenas em outros mercados externos.
A VFR 1200X Crosstourer contará com algumas novidades e atualizações em sua geração, mas que não farão parte do mercado brasileiro.
Nas linhas abaixo, falaremos um pouco sobre o motivo que levou a Honda a tomar essa decisão e também falaremos um pouco sobre a renovação que será feita para os sortudos no exterior.
Motivos que levaram a Honda a tirar de linha a VFR 1200X do cenário nacional
1# - O argumento número 1 da fabricante é que as versões dos modelos vendidos no país não estariam em adequação com a nova fase do Programa Promot 4, em referência a questão das emissões de poluentes que entrará em vigor a partir de 2016, em território brasileiro.
2# - Também de acordo com a empresa, o câmbio tem influenciado diretamente na competitividade tanto da VFR 1200X quanto da CBR 250R, com as concorrentes da mesma categoria.
Na Europa, a CBR 250R já foi substituída pela CBR 300R faz algum tempo.
3# - Por fim, a Honda ainda declarou que a VFR 1200X Crosstourer terá mudanças em território estrangeiro, que falaremos a respeito nos tópicos seguintes.
Novidades da Honda VFR 1200X Crosstourer para o exterior
1# - Motor
O motor da renovada moto será o V4 de 1.237 cc, capaz de gerar 129 cv.
2# - Visual
Esteticamente, as evoluções na aventureira moto incluem a introdução de uma bolha dianteira de ajuste mais fácil, uma nova coloração (avermelhada), além de uma edição especial.
Essa moto também virá com novidades no parabrisa que será ajustável em altura.
3# - Emissão de poluentes
Em relação à polêmica questão da emissão de poluentes, a nova versão passará a se enquadrar na Euro 4. Isso significa que ela estará de acordo com a nova regra de emissões de poluentes em território europeu.
4# - Outras novidades
O novo modelo terá ponto de energia de 12 volts e três novos níveis de condução no modo S do câmbio de dupla embreagem (algo que costuma vender muito bem pela Europa).
Além disso, o modelo 2016 da VFR também ganhará uma nova programação com o objetivo de detectar desníveis, subidas e descidas, além de adequar o funcionamento do DCT para não perder o rendimento.
Agora é aguardar a divulgação do lançamento e de demais notícias pela Honda. É quase certo que essas e outras novidades estarão presentes em novembro, no Salão de Milão. Só nos resta aguardar e ao brasileiro apaixonado pela marca, só resta se lamentar e esperar quais serão as próximas novidades que a fabricante reserva para nosso mercado.