A Honda registrou junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) desenhos detalhados de uma novo moto que poderá ser lançada no mercado nacional em breve. Este modelo é a nova moto XL 750 Transalp. Este foi um modelo apresentado globalmente pela companhia no mês de novembro deste ano.
A moto, quando foi lançada, tinha como principal objetivo oferecer uma opção off-road a modelos como a NC 750x. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o carro se utiliza do mesmo conjunto motriz do modelo que foi recentemente relançado, a Honda CB 750 Hornet.
Vale ressaltar que o registro junto ao INPI é uma etapa fundamental no lançamento de qualquer tipo de produto no mercado brasileiro, incluindo o de veículos, mas não significa necessariamente que o modelo, de fato, vá ser lançado. O registro é feito para que a empresa tenha justamente uma camada de proteção contra possíveis cópias.
No caso da Honda, o registro especificamente deste modelo acaba tendo uma camada adicional, uma vez que a companhia está enfrentando uma briga judicial com a Shineray por conta de uma moto da última que estaria copiando a Honda Biz. A Shineray inclusive, respondeu em comunicado oficial que "a Honda Biz não é original o suficiente para ter exclusividade".
A moto da Honda conta com um motor bicilíndrico de 755 cm3, com oito válvulas, comando único no cabeçote e com separação 270 graus entre os ciclos de combustão. É o mesmo da CB 750 Hornet. O propulsor entrega 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm.
A moto também oferece aos pilotos o recurso de acelerador eletrônico, o que acaba significando que a moto chega com os modos de condução selecionáveis, com cinco opções diferentes que podem ser selecionadas pelo piloto durante o processo de condução: Sport, Standard, Rain e Gravel, além de um quinto modo customizável.
Por enquanto, a Honda ainda não divulgou previsão de data do lançamento da nova moto.