A Honda está lançando nas lojas brasileiras a nova geração da NC 750X, que é um modelo de crossover de moto intermediário. Este termo é utilizado pela empresa porque ela mescla a posição de pilotagem e as suspensões de longo curso das big trails com uma proposta mais urbana.
O modelo chega com uma série de novidades interessantes para o mercado, sendo que uma das principais está relacionada a transmissão. A moto pode ser adquirida com um câmbio mecânico de 6 marchas (MT), ou uma outra opção de câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT), sendo que ela também apresenta o mesmo número de relações.
Em relação ao design, algumas mudanças foram feitas também, com linhas que conseguiram deixar a moto mais esbelta e angulada. O modelo teve o seu chassi redesenhado, e também conseguiu ficar mais leve, perdendo cerca de 1,8 kg. O assento ficou 3 cm mais baixo, com 802 mm de altura em relação ao solo.
O para-brisa também sofreu algumas alterações, ficando 2 cm maior e o porta-capacetes que fica no lugar do tanque convencional pode receber agora até 23 litros e continua sob o banco do garupa.
A suspensão da moto foi recalibrada e agora conta com 120 mm de curso tanto no garfo telescópico dianteiro quanto na balança traseira monoamortecida. O freio dianteiro tem 320 mm de diâmetro, enquanto o traseiro tem 240 mm. As rodas, de liga leve com 17 polegadas em ambas as pontas, têm pneus 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira.
Em relação ao seu conjunto mecânico, a moto permanece com motor bicilíndrico de 745 cm³ de capacidade, sendo alimentado com injeção eletrônica. O motor agora entrega 58,6 cv de potência a 6.750 rpm e 7,03 kgfm de torque a 4.750 rpm. Respectivamente, são 4,1 cv e 0,1 kgfm a mais na comparação com a geração anterior da moto.
Dentre os equipamentos, destaques para o acelerador eletrônico, o que permitiu a inclusão de 4 modos de pilotagem e 3 níveis de ajuste para o controle eletrônico de tração. A nova NC 750X recebeu ainda um novo painel de LCD mais completo, iluminação total por lâmpadas de LED (antes, apenas o farol tinha esse equipamento) e cancelamento automático dos piscas.
O preço anunciado será de R$ 49.700 sem frete, com a moto sendo fabricada em Manaus (AM).