A Honda aproveitou seu momento durante o Festival Interlagos para apresentar oficialmente ao público anova XR 300L Tornado, variante que se destaca pela presença de elementos e sistemas off-road. Mesmo reutilizando o chassi e o motor da Sahara, a nova moto chega com algumas novidades interessantes.
[Iimage]
Em termos de mudanças visuais, a nova Tornado conta com uma alteração no apoio do farol de LED e na presença de um guarda-pó nos garfos. As mesas da moto são exclusivas deste novo modelo, sendo que a inferior é feita com alumínio forjado. Houve uma mudança também no ângulo de cáster da suspensão dianteira e no trail.
Na parte de trás da moto, o amortecedor único chega com um novo elemento de ligação ao chassi, que é mais longo, que gera um curso de 227 mm, ou 2 mm a mais que na Sahara. O banco da moto está mais alto e reto, o que acaba sendo uma característica das motos off-road.
Em termos mecânico, a XR 300L Tornado não muda, mantendo o motor monocilíndrico arrefecido a ar com auxílio de um radiador para o óleo. Tem 293,5 cm3 de capacidade e é flex. Com etanol, entrega 24,8 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque a 5.750 rpm. Com gasolina, são 24,3 cv e 2,7 kgfm nas mesmas faixas de rotação. O câmbio é de seis velocidades com embreagem assistida e deslizante.
O painel de instrumentos segue basicamente com as mesmas funções encontradas na Sahara. O modelo é digital e conta com velocímetro, conta-giros, computador de bordo, indicador de marcha e marcador de combustível. Apenas foi incluída uma mudança no acabamento do entorno da tela.
O preço anunciado para a nova moto da Honda é R$ 27.690 (sem frete). As vendas estão previstas para começar em agosto.