A Honda está lançando nesta semana a nova moto ADV, modelo que já havia sido apresentado para a imprensa e para o público de um novo geral durante o evento Salão Duas rodas, há cerca de um ano atrás. A moto chega sendo como uma versão aventureira do PCX 150, que atualmente é considerado como a scooter mais vendida no mercado nacional.
A nova ADV 150 será disponibilizada nas concessionárias em uma versão única com chave presencial e freios ABS, com preço sugerido de R$ 17.490. Os principais diferenciais da moto estão na sua estrutura. O garfo dianteiro conta com 130 mm de curso (30 mm a mais) e na traseira os dois amortecedores da Showa possuem reservatório de gás separado, além de molas de três estágios (repare no espaço diferente entre os elos na foto abaixo), com 120 mm de curso (20 mm extras).
Um outro elemento também bem diferenciado é o guidão, que é exclusivo dessa versão da moto e que conta com uma disposição mais aberta e em posição mais alta, o que lembra muito os modelos de moto trail. O para-brisa ajusta em duas posições sem necessidade de ferramentas (embora sua bolha seja bem menor que a do irmão de alta cilindrada).
O painel de instrumentos da nova moto também lembra muito o recurso que foi adotado pela X-ADV, com painel de instrumentos que se assemelha ao de motos de rali e conta com diversas funcionalidades, como indicação de carga de bateria, consumo médio, temperatura ambiente e um gráfico de consumo instantâneo.
Em relação ao conjunto mecânico, a moto conta com motor monocilíndrico arrefecido a líquido, de 149,3 cc, com a diferença de que o coletor de admissão é 2 cm mais longo no ADV, para melhorar a entrega de força em baixas e médias rotações. Os valores absolutos de potência e torque são idênticos aos do PCX, porém em rotações diferentes: 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgfm a 6.500 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT, sem novidades em relação ao modelo mais urbano.