A Honda começou a liberar na Europa um novo sistema que vai permitir que os pilotos das suas motocicletas possam acessar alguns recursos do seu smartphone sem precisar necessariamente tirar as mãos do guidão. Isso será possível a partir do reconhecimento de comandos de voz pelo aplicativo RoadSync.

Honda cria sistema que reconhece comando de voz para suas motos

A principal funcionalidade deste aplicativo será permitir a comunicação entre o painel da moto e o smartphone do condutor. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, as novas funcionalidades estarão disponíveis de série para a linha 2021 dos modelos X-ADV, CB 1000 R e Forza 750, e como opcional para o scooter Forza 350.

O novo aplicativo será integrado a um outro sistema, chamado Honda Smartphone Voice Control, que também já está presente nestes quatro modelos. O novo aplicativo vai exibir informações do celular (que precisa ter no mínimo o sistema operacional Android 7.0) no quadro de instrumentos e também comandar diversas funções do aparelho via comando de voz, usando um headset integrado ao capacete.

Honda cria sistema que reconhece comando de voz para suas motos

Além de conferir as informações da tela do smartphone diretamente no painel da moto, também será possível acessar outros recursos que são muito utilizados, como fazer e receber chamadas telefônicas, criar e responder SM, e acessar e enviar mensagens de aplicativos de conversa como o WhatsApp e o Facebook Messenger.

Outro recurso muito interessante será o que permite abrir e comandar o Google Maps. Os usuários poderão salvar até cinco destinos diferentes, inserindo os endereços através do comando de voz, e ir recebendo as orientações. Também será possível selecionar músicas em aplicativos como o Google Play Music, Spotify e Amazon Music. Além dos comandos por voz, as funções podem ser comandadas também por um comando direcional na manopla da esquerda.

Por enquanto, o novo aplicativo RoadSync ainda não tem previsão de lançamento no mercado brasileiro.