A Honda recentemente incluiu uma informação no seu site oficial afirmando que moto XRE 300 está “temporariamente indisponível”. A frase pode ser encontrada na página específica do modelo. Agora, a montadora confirmou que o modelo realmente está saindo das suas concessionárias. O motivo seriam problemas na cadeia produtiva, que teria interrompido a linha de produção.

Honda confirma que XRE 300 vai parar de ser vendida a partir de abril

De acordo com uma apuração feita pelo portal Motor1.com, a Honda confirmou a indisponibilidade do modelo e declarou o seguinte: "Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno".

O modelo da moto que estava sendo vendido até o momento ainda era a linha 2023, que foi lançada oficialmente em outubro do ano passado. Quando o modelo foi lançado, ela estava sendo vendida por cerca de R$ 23.810 na sua versão ABS. Já as versões Rally e Adventure ABS estavam sendo vendidas por R$ 24.350.

Honda confirma que XRE 300 vai parar de ser vendida a partir de abril

Mas o lançamento da linha 2023 não trouxe grandes mudanças em comparação com as linhas anteriores, já que a última grande atualização que foi feita nesta moto aconteceu em 2018, quando foi apresentada a linha 2019. Nesta troca a moto acabou ganhando sistema ABS como item de série. Além disso, ganhou sistema de iluminação completa por lâmpadas de LED. O painel de instrumentos passou a ter informações de consumo e autonomia.

A XRE 300 que ainda pode ser encontrada em algumas concessionárias da marca conta com um motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica. A potência com etanol no tanque chega a 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto que com gasolina ele rende 25,4 cv na mesma faixa de rotação. Já o torque com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, ante 2,76 kgfm quando abastecido com gasolina. Acompanha o conjunto mecânico um câmbio de 5 marchas e embreagem.