A Honda apresentou recentemente mais uma novidade para o seu portfólio de motos vendidas no mercado brasileiro. Trata-se da XR 300L Tornado. Mesmo utilizando um nome que já esteve presente em outra moto vendida pela empresa nos anos 2000, essa moto é inédita, baseada na XRE 300 Sahara.
De acordo com as informações que foram reveladas até o momento, o modelo vai mudar bastante em relação ao modelo base, alterando a carenagem do tanque e o farol. A última peça vai passar a ser de LED, diferente do que era encontrado na Sahara. A estrutura, de uma forma geral, também segue uma proposta diferente, com uma moto mais leve e estreita.
A nova Tornado deve chegar com o chassi que a Sahara apresentou ano passado, que foi baseado na linha CRF de motos off-road da Honda, sendo formado basicamente por um quadro de berço semi-duplo de aço. Na parte de suspensão, o conjunto é do mesmo tipo.
A Honda também não confirmou ainda os detalhes do conjunto mecânico, mas a moto será lançada com o mesmo motor monocilíndrico de 293,5 cm3 da Sahara, arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo e contando com comando simples no cabeçote para acionar as 4 válvulas.
O lançamento oficial deve acontecer em julho.