A Honda apresentou oficialmente nesta semana sua primeira moto elétrica que começará a ser vendida no mercado internacional, a CUV. A scooter chega com duas baterias que conseguem oferecer uma quantidade maior de energia do que algumas das principais concorrentes. Outro atrativo deve ser o preço, bem mais acessível.

Honda confirma começo das vendas da sua primeira moto elétrica na Europa

De acordo com as informações técnicas sobre a CUV, a moto chega com duas baterias, cada uma com 1,3 kWh de capacidade. A autonomia declarada na Europa é de 72 km. Em relação à performance, a moto entrega ao piloto 6 kW (8 cv) e 2,2 kgfm de torque, com velocidade máxima de 83 km/h.

A scooter possui rodas de 12 polegadas, freio a disco dianteiro e freio a tambor na traseira. A suspensão, respectivamente, é telescópica com 90 mm de curso e monoamortecida com 75 mm de curso. Os pneus têm medidas 100/90-12 na frente e 110-90-12 atrás.

Honda confirma começo das vendas da sua primeira moto elétrica na Europa

O modelo conta com diversos itens de série, incluindo chave presencial, tomada USB-C, iluminação completa por lâmpadas de LED e painel de instrumentos digital. A tela tem 5 polegadas, mas a versão mais cara (RoadSync Duo) tem uma tela de 7 polegadas com conectividade via Bluetooth e um aplicativo dedicado da Honda por 500 euros a mais.

Uma curiosidade sobre o desenvolvimento da CUV, ressaltada pela Honda durante o seu lançamento, é que a nova scooter foi diretamente baseada no que é considerado o primeiro veículo de duas rodas elétrico lançado pela montadora japonesa, o Clean Urban Vehicle (CUV), mesmo nome da nova scooter. Essa base foi lançada há mais de 30 anos, em 1994.

Em Portugal, a nova scooter será vendida por 4.500 euros, ou cerca de R$ 26 mil na conversão direta.